segunda-feira , 22 junho 2026
Lar Brasil ‘Legado das eleições 2026 será horrível, todos perderemos’, diz economista da ARX
BrasilEconomia

‘Legado das eleições 2026 será horrível, todos perderemos’, diz economista da ARX


O economista-chefe da ARX Investimentos, Gabriel Leal de Barros, afirmou nesta terça-feira (14) que as eleições de 2026 deixarão “um legado horrível” para o Brasil. Parafraseando a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ele disse que, ao final, todos perderão.

A afirmação foi dada durante o evento Global Voices, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em São Paulo.

“A eleição de 2026 deixará um legado horrível, vai ser como aquela frase da Dilma: ‘Nem quem ganhar nem perder vai ganhar ou perder, vai todo mundo perder’”, afirmou, tirando risos da plateia.

Leia também:

Para ele, a estratégia do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de começar elevando a receita para cobrir as contas públicas cria uma “fadiga no processo político”. Ele avalia que a melhor estratégia seria começar cortando gastos para, depois, pedir a contribuição do setor produtivo, por meio da retirada dos benefícios fiscais.

“A agenda é correta, mas, como ela vem com uma estratégia unilateral [elevar a arrecadação], e não tem nada pelo lado do gasto, você cria um problema de condução de estratégia”, avalia.

Continua depois da publicidade

“O mais estrutural é começar pelo gasto. Entrega corte concreto na despesa, e depois pode pedir para setor produtivo dar a sua contribuição [via corte de benefícios tributários]”, afirmou.

Pesadelo para o Banco Central

No mesmo evento, Reinaldo Le Grazie, sócio da Panamby Capital e ex-diretor de política monetária do BC, afirmou que o ano de 2026 será “um pesadelo” para o Banco Central (BC), que não terá as mesmas condições favoráveis deste ano em relação ao controle da inflação.

Para ele, a inflação deste ano está caindo devido a fatores externos, como a influência do câmbio devido à desvalorização do dólar, impactado pelo tarifaço de Donald Trump.

“O ano que vem será um pesadelo para o BC. O que arrastou a inflação deste ano foi o câmbio. Para o ano que vem, se imaginarmos que o dólar vai a R$ 5,40, será que desvaloriza mais? Se a economia americana não desacelerar, ele não desvaloriza”, afirmou.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

BrasilEconomia

Produtos brasileiros podem estar sujeitos a tarifas de até 37,5% dos EUA, diz Amcham

Além do conjunto de tarifas propostas na investigação da Seção 301 específica...

BrasilEconomia

XP eleva projeção da Selic a 14% e inflação em 5,3% para o fim de 2026

Os riscos inflacionários estão mais claros e devem pressionar o Banco Central...

BrasilEconomia

Por que os EUA querem punir o Brasil por falhas no combate ao trabalho forçado

O governo dos Estados Unidos incluiu o Brasil entre os países que...

BrasilEconomia

Japão faz alerta enquanto operadores empurram iene para a zona de intervenção de 160

TÓQUIO, ⁠3 Jun (Reuters) – O iene se enfraqueceu a ⁠níveis que...

TV CATRAIA WEB