segunda-feira , 22 junho 2026
Lar Santarém Ambulatório do HMS promove ação alusiva à campanha 'Novembro Azul'
SantarémÚltimas notícias

Ambulatório do HMS promove ação alusiva à campanha 'Novembro Azul'



Consulta com paciente agendado durante ação do Novembro Azul no ambulatório do HMS
Ascom HMS/PSM/UPA 24H
O ambulatório do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), realizou no dia 4 de novembro, uma ação alusiva à campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem. A atividade teve como foco o incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças que acometem o público masculino.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Durante a ação, foram realizadas 67 consultas em urologia, distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde. Todos os atendimentos foram agendados previamente, garantindo organização e acolhimento aos pacientes.
A programação contou com a participação da equipe de Fisioterapia do HMS, que ofereceu sessões de liberação miofascial voltadas ao alívio de tensões musculares e à promoção do bem-estar. A ação foi realizada com o apoio da Direção do HMS, do Grupo Técnico de Humanização (GTH) e do Ambulatório de Especialidades, e também contou com um lanche especial para os pacientes atendidos.
De acordo com o médico residente em urologia Felipe Silva de Almeida, que atua no ambulatório do HMS, o rastreamento do câncer de próstata deve começar aos 50 anos para homens sem fatores de risco e a partir dos 45 anos para aqueles com histórico familiar da doença ou de origem negra.
‘Tá com Dúvida?’ especialista tira dúvidas sobre prevenção e exames da próstata
“A prevenção é fundamental porque o câncer de próstata, em seus estágios iniciais, geralmente não apresenta sintomas. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura e permite tratamentos menos invasivos”, explicou o médico.
Segundo ele, ações como a realizada no HMS contribuem para aproximar os homens dos serviços de saúde. “Muitos ainda resistem em procurar o urologista por medo ou preconceito, e é importante desmistificar isso. O cuidado com a saúde deve ser contínuo e natural, assim como acontece com as mulheres nos exames de rotina”, destacou.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

ParáÚltimas notícias

Exposição reúne fotos feitas por crianças da Ilha do Combu em Belém

Crianças produzem fotografias na ilha do Combu, em Belém. Divulgação / Grazi...

ParáÚltimas notícias

Profissionais da saúde paralisam setor de cirurgias do PSM do Guamá, em Belém

PSM do Guamá, em Belém Comus Profissionais da saúde anunciaram paralisação dos...

SantarémÚltimas notícias

Missa Mocoronga reúne fiéis e autoridades para celebrar os 365 anos de Santarém

A liturgia foi presidida pelo arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman. Durante...

ParáÚltimas notícias

Barco de madeira afunda no Rio Iriri, em Altamira, e piloto sobrevive

Barco de madeira afunda no Rio Iriri e piloto consegue se salvar...

TV CATRAIA WEB