segunda-feira , 22 junho 2026
Lar Pará Expedição ‘Banzeiro da Esperança’ chega a Belém e será aberta ao público com oficinas, debates e shows durante a COP30
ParáÚltimas notícias

Expedição ‘Banzeiro da Esperança’ chega a Belém e será aberta ao público com oficinas, debates e shows durante a COP30



“Banzeiro da Esperança” chegou em Belém após quatro dias de navegação
Divulgação
A expedição “Banzeiro da Esperança”, que partiu de Manaus (AM), chegou a Belém (PA) neste sábado (8) após percorrer comunidades e cidades da Amazônia debatendo propostas para enfrentar a crise climática.
A comitiva reúne lideranças indígenas, ribeirinhas, representantes de movimentos sociais, artistas, pesquisadores e comunicadores.
Durante a viagem, o grupo elaborou a “Carta da Amazônia”, documento que reúne reivindicações e orientações baseadas nas experiências de quem vive na região.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O trajeto começou no Mirante Lúcia Almeida, em Manaus, e seguiu pelo rio Amazonas com rodas de conversa, apresentações culturais e encontros públicos. Em Parintins, a embarcação foi recebida pelos bois Caprichoso e Garantido em um espetáculo no porto da cidade.
Com a chegada a Belém, o barco está ancorado na Estação das Docas e será aberto ao público a partir deste domingo (9). A programação inclui oficinas, debates, shows, apresentações de circo e dança, entre outras atividades culturais durante a COP30.
LEIA TAMBÉM
Na COP30, Lula cita ‘interesses egoístas’, critica negacionismo e diz que é hora de ‘levar a sério’ alertas da ciência
Lideranças Amazônicas começam debates para formar ‘Carta da Amazônia’ durante expedição rumo à COP 30
A “Carta da Amazônia” será finalizada e apresentada à comitiva ainda neste sábado, com propostas para políticas de proteção territorial, fortalecimento dos povos tradicionais, incentivo a tecnologias sustentáveis e preservação da biodiversidade.
“Essa carta representa uma amostra da Amazônia e traz a visão de como podemos manter acesa a chama da esperança”, afirmou Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
A expedição também destacou manifestações culturais, como a participação do poeta e músico Celdo Braga, que levou poesia, música e bioinstrumentos criados por ele, reforçando a arte como expressão de memória, identidade e resistência na região.
O Banzeiro da Esperança busca levar para a COP30 as vozes de quem vive na floresta, defendendo que decisões sobre o futuro climático incluam a participação direta dos povos da Amazônia.
Banzeiro está ancorado na Estação das Docas
Divulgação
‘Banzeiro da Esperança’ navega pelo Amazonas com 200 pessoas rumo à COP30



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

ParáÚltimas notícias

Profissionais da saúde paralisam setor de cirurgias do PSM do Guamá, em Belém

PSM do Guamá, em Belém Comus Profissionais da saúde anunciaram paralisação dos...

SantarémÚltimas notícias

Missa Mocoronga reúne fiéis e autoridades para celebrar os 365 anos de Santarém

A liturgia foi presidida pelo arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman. Durante...

ParáÚltimas notícias

Barco de madeira afunda no Rio Iriri, em Altamira, e piloto sobrevive

Barco de madeira afunda no Rio Iriri e piloto consegue se salvar...

SantarémÚltimas notícias

Inscrições para concursos de quadrilhas juninas e carimbó do ‘Arraiá dos Pauxis’ encerram nesta segunda-feira, 22

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até as 23h59 desta segunda-feira, por...

TV CATRAIA WEB