sábado , 27 junho 2026
Lar Santarém Bloqueio na BR-163 entre Rurópolis e Santarém chega ao 3º dia; moradores cobram melhorias na pista
SantarémÚltimas notícias

Bloqueio na BR-163 entre Rurópolis e Santarém chega ao 3º dia; moradores cobram melhorias na pista




Manifestantes conversam com a PRF
Divulgação/PRF
O bloqueio na BR-163, no trecho que liga os municípios de Rurópolis e Santarém, no oeste do Pará, chegou ao seu terceiro dia consecutivo nesta sexta-feira (26). Segundo as lideranças do movimento, o protesto continua ativo por tempo indeterminado devido ao péssimo estado de conservação da rodovia, o que, de acordo com os moradores, tem comprometido gravemente a segurança viária na região.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Por conta do fechamento, que ocorre estrategicamente em cima de uma ponte, não há rotas de desvio disponíveis para os motoristas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o congestionamento já atinge cerca de 3 quilômetros de extensão em ambos os sentidos da rodovia federal (crescente e decrescente).
No local, cerca de 150 manifestantes permanecem concentrados às margens da pista. O grupo montou uma estrutura de apoio para o abastecimento e o preparo de alimentação própria para garantir a permanência no ato, que deve se prolongar durante a noite e os próximos dias, até que haja uma resposta formal do órgão competente.
Liberações parciais e exceções
Bloqueio na BR-163 iniciou na quarta (24)
Divulgação/PRF
Apesar do fechamento total para o tráfego comum, as lideranças informaram que estão avaliando situações sensíveis. Ambulâncias, pessoas em tratamento de saúde, viaturas de segurança pública e caminhões com cargas vivas estão tendo a passagem liberada após análise dos manifestantes.
Além disso, houve uma abertura temporária da via a partir das 17h desta sexta-feira para dar vazão a parte do fluxo de veículos retido. Logo em seguida, a rodovia será fechada novamente. A previsão do movimento é adotar novas aberturas parciais apenas em intervalos de 24 horas.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar do Pará acompanham a manifestação no local para garantir a segurança e monitorar a situação do tráfego.
Em nota, o DNIT informoou que as ordens de serviço para o início das ações de manutenção da BR-163/PA foram assinadas nesta sexta-feira (26). As empresas contratadas no âmbito do contrato emergencial já estão mobilizadas e iniciarão imediatamente os trabalhos no trecho entre Ruropólis e Santarém.
Ainda segundo a nota, as intervenções contemplam ações de recuperação do pavimento e correção dos pontos críticos da rodovia, com o objetivo de restabelecer as condições adequadas de trafegabilidade.
O DNIT informou ainda que segue monitorando a situação no trecho e atuando para garantir a circulação segura de veículos e o atendimento das demandas da população e dos transportadores que utilizam a rodovia.
Moradores bloqueiam BR-163: eles pedem melhorias no trecho entre Santarém e Rurópolis
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

ParáÚltimas notícias

Tremores em Belém: Defesa Civil descarta danos em prédios evacuados

Na noite de quarta-feira, moradores de Belém, Santarém e outras cidades do...

SantarémÚltimas notícias

Prefeitura de Monte Alegre firma acordo com MPT para combater assédio eleitoral a servidores

Pelo TAC, gestores e administradores públicos ficam proibidos de pressionar, influenciar, coagir...

ParáÚltimas notícias

Avenida Perimetral é interditada por moradores após operação da PM em Belém

Moradores interditam avenida no Guamá após ação da PM em Belém. Reprodução/Redes...

ParáÚltimas notícias

VÍDEOS: JL2 de sexta-feira, 26 de junho de 2026

Assista aos vídeos do telejornal com notícias e informações do Pará. FONTE

TV CATRAIA WEB