segunda-feira , 29 junho 2026
Lar Pará Ônibus em Belém: Aumento da passagem é discutido nesta quinta
ParáÚltimas notícias

Ônibus em Belém: Aumento da passagem é discutido nesta quinta




Valor atual da passagem do ônibus é de R$ 4. Secretaria Municipal de Mobilidade sugeriu aumento para R$ 5,60, enquanto Sindicato das empresa pede R$ 5,85. Prefeitura recebe proposta de aumento da passagem de ônibus.
Bruno Cruz / Agência Pará
Uma reunião nesta quinta-feira (10) vai discutir o possível reajuste da tarifa do ônibus em Belém.
O Conselho Municipal de Transporte vai analisar as propostas de aumento, após o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) propor em fevereiro aumento do atual preço, de R$ 4, para R$ 5,85.
A Reunião do Conselho Municipal de Transporte será às 15h30. A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) já apresentou uma planilha favorável a ter reajuste, ao sugerir que o aumento seja para R$ 5,60, conforme consta no portal da prefeitura.
“Após essa análise, a proposta de reajuste será encaminhada ao gabinete do prefeito, que tomará a decisão final sobre a implementação ou não do aumento”, informou a Segbel.
O assunto já havia sido discutido em outra reunião, em 25 de fevereiro. Na época, a Prefeitura de Belém confirmou o recebimento da proposta e que seria analisado pelo Conselho de Transporte, órgão responsável pela deliberação da tarifa.
Os ônibus em Belém são alvo de muitas reclamações dos ususários, incluindo a baixa quantidade de horários e linhas, casos em que o ônibus quebra no caminho – com episódio em que a porta caiu e o próprio motorista precisou recolher – além de goteiras e uso de guarda-chuva dentro do coletivo – relembre no vídeo abaixo:
Passageiro usa guarda-chuva para se proteger de goteira dentro de ônibus no Pará
Atualmente, em Belém, o transporte público é realizado por meio de ordem de serviço, sem licitação. Na gestão de Edmilson, um processo licitatório foi aberto, mas nenhuma empresa se candidatou.
No período eleitoral, o atual prefeito Igor Normando prometeu que não iria aumentar a tarifa de ônibus na capital, segundo levantamento “Promessas” feito pelo g1. Em entrevista ao Jornal Liberal 1ª Edição, Igor prometeu ainda fazer a licitação do transporte público e pagar subsídios às empresas para custear a passagem, sem aumentar a tarifa.
O subsídio é um pagamento feito pela gestão municipal para custear os serviços prestado na cidade. Esse pagamento se soma ao valor pago pelos passageiros, e busca aumentar o faturamento das empresas responsáveis pelas operações.
LEIA TAMBÉM:
Licitação dos ônibus em Belém prevê contrato de 6 anos e ar condicionado
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

ParáÚltimas notícias

Eloi Iglesias prepara tributo a Cazuza em Belém: ‘vamos celebrar obra’

O cantor Eloi Iglesias vai subir ao palco do Teatro Margarida Schivasappa,...

ParáÚltimas notícias

Viatura de trânsito capota após acidente com moto em Marituba na Grande Belém

Viatura de trânsito capota após acidente com moto em Marituba. Reprodução/Redes sociais...

ParáÚltimas notícias

Trecho cede e interdita Avenida Liberdade, obra de R$ 410 milhões inaugurada há menos de 3 meses na Grande Belém

Avenida Liberdade, primeira via expressa em Belém. Alexandre Costa / Ag. Pará...

ParáÚltimas notícias

VÍDEOS: Liberal Comunidade de domingo, 28 de junho de 2026

Liberal Comunidade de domingo, 28 de junho de 2026 FONTE

TV CATRAIA WEB