domingo , 28 junho 2026
Lar Pará Ônibus em Belém: Aumento da passagem é discutido nesta quinta
ParáÚltimas notícias

Ônibus em Belém: Aumento da passagem é discutido nesta quinta




Valor atual da passagem do ônibus é de R$ 4. Secretaria Municipal de Mobilidade sugeriu aumento para R$ 5,60, enquanto Sindicato das empresa pede R$ 5,85. Prefeitura recebe proposta de aumento da passagem de ônibus.
Bruno Cruz / Agência Pará
Uma reunião nesta quinta-feira (10) vai discutir o possível reajuste da tarifa do ônibus em Belém.
O Conselho Municipal de Transporte vai analisar as propostas de aumento, após o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) propor em fevereiro aumento do atual preço, de R$ 4, para R$ 5,85.
A Reunião do Conselho Municipal de Transporte será às 15h30. A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) já apresentou uma planilha favorável a ter reajuste, ao sugerir que o aumento seja para R$ 5,60, conforme consta no portal da prefeitura.
“Após essa análise, a proposta de reajuste será encaminhada ao gabinete do prefeito, que tomará a decisão final sobre a implementação ou não do aumento”, informou a Segbel.
O assunto já havia sido discutido em outra reunião, em 25 de fevereiro. Na época, a Prefeitura de Belém confirmou o recebimento da proposta e que seria analisado pelo Conselho de Transporte, órgão responsável pela deliberação da tarifa.
Os ônibus em Belém são alvo de muitas reclamações dos ususários, incluindo a baixa quantidade de horários e linhas, casos em que o ônibus quebra no caminho – com episódio em que a porta caiu e o próprio motorista precisou recolher – além de goteiras e uso de guarda-chuva dentro do coletivo – relembre no vídeo abaixo:
Passageiro usa guarda-chuva para se proteger de goteira dentro de ônibus no Pará
Atualmente, em Belém, o transporte público é realizado por meio de ordem de serviço, sem licitação. Na gestão de Edmilson, um processo licitatório foi aberto, mas nenhuma empresa se candidatou.
No período eleitoral, o atual prefeito Igor Normando prometeu que não iria aumentar a tarifa de ônibus na capital, segundo levantamento “Promessas” feito pelo g1. Em entrevista ao Jornal Liberal 1ª Edição, Igor prometeu ainda fazer a licitação do transporte público e pagar subsídios às empresas para custear a passagem, sem aumentar a tarifa.
O subsídio é um pagamento feito pela gestão municipal para custear os serviços prestado na cidade. Esse pagamento se soma ao valor pago pelos passageiros, e busca aumentar o faturamento das empresas responsáveis pelas operações.
LEIA TAMBÉM:
Licitação dos ônibus em Belém prevê contrato de 6 anos e ar condicionado
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

ParáÚltimas notícias

Trecho cede e interdita Avenida Liberdade, obra de R$ 410 milhões inaugurada há menos de 3 meses na Grande Belém

Avenida Liberdade, primeira via expressa em Belém. Alexandre Costa / Ag. Pará...

ParáÚltimas notícias

VÍDEOS: Liberal Comunidade de domingo, 28 de junho de 2026

Liberal Comunidade de domingo, 28 de junho de 2026 FONTE

SantarémÚltimas notícias

Feira da Cultura Alimentar valoriza sabores e tradições amazônicas em Santarém

Promovida pelo Coletivo de Mulheres CriArte, a feira apresentou ao público uma...

ParáÚltimas notícias

PSOL lança pré-candidatura de Marcelino Conti ao Senado pelo Pará

O PSOL lançou na sede do partido, neste sábado (27), em Belém,...

TV CATRAIA WEB