segunda-feira , 22 junho 2026
Lar Santarém SMT intensifica fiscalização para coibir transporte irregular em motocicletas em Santarém
SantarémÚltimas notícias

SMT intensifica fiscalização para coibir transporte irregular em motocicletas em Santarém



Durante abordagem os condutores também recebem orientações dos agentes de trânsito
Fabrício Galúcio/CCOM
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) de Santarém, oeste do Pará, está realizando uma série de fiscalizações voltadas aos veículos de transporte individual de passageiros, como mototáxis, motocicletas utilizadas por aplicativos e também às que atuam de forma clandestina. O objetivo é reforçar a segurança viária, garantir o cumprimento da legislação e coibir práticas irregulares que colocam em risco a vida de condutores e usuários.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“Estamos atentos aos principais pontos de circulação desses veículos, especialmente nas áreas centrais e de grande fluxo. Nossa equipe tem orientado os motociclistas sobre a importância da manutenção preventiva, do uso de equipamentos adequados e do respeito às normas de transporte. A segurança começa pelo cumprimento da lei”, reforçou a chefe do Núcleo de Operações Viárias da SMT, Ediclelma Marinho.
Durante as ações, os agentes da SMT verificam itens de segurança obrigatórios, como o uso do capacete com viseira e cinta jugular afivelada, presença de colete refletivo, funcionamento dos freios e sistemas de iluminação, além da documentação do veículo e do condutor. Os profissionais também recebem orientações educativas sobre respeito às leis de trânsito, limites de velocidade, transporte adequado de passageiros e comportamento preventivo nas vias urbanas de maior movimentação.
Para o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Santarém, Júlio Barbosa, a ação é importante não apenas para fiscalizar, mas também para valorizar os profissionais que trabalham corretamente.
“Nós, mototaxistas regularizados, temos compromisso com a segurança dos nossos passageiros. A fiscalização da SMT é essencial para coibir os clandestinos, que colocam em risco a vida das pessoas e prejudicam quem atua de forma honesta. A presença dos agentes de trânsito traz mais confiança à população”, destacou.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A fiscalização tem caráter duplo: punitivo, quando são encontradas irregularidades, e educativo, como forma de fortalecer a cultura de segurança.
“Nosso propósito é garantir que o transporte individual sobre duas rodas funcione dentro das normas, com segurança e respeito à vida. O transporte irregular compromete não só a segurança do passageiro, mas também a credibilidade dos profissionais que trabalham de forma legal. A SMT está atuando para proteger o cidadão e valorizar quem exerce sua função com responsabilidade”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Marcelino Xavier.
A SMT prioriza locais de grande movimentação, como áreas próximas a terminais, praças e centros comerciais, para a realização das fiscalizações.
Fiscalização a motocicletas tem continuidade em Santarém
Fabrício Galúcio/CCOM
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

SantarémÚltimas notícias

Filhote de peixe-boi é resgatado após ser encontrado exausto na beira do rio em Óbidos

Um filhote de peixe-boi foi resgatado na manhã deste domingo (21) após...

ParáÚltimas notícias

Ônibus atinge imóveis após colidir com carro e moto em Ananindeua

De acordo com testemunhas, a colisão ocorreu próximo aos conjuntos Jardim Amazônia...

ParáÚltimas notícias

Carreta gamer: Parauapebas recebe ação gratuita para inclusão digital de jovens

Projeto leva esportes eletrônicos gratuitamente a Parauapebas. Divulgação Começou neste domingo (21)...

ParáÚltimas notícias

Icoaraci recebe consultas e exames gratuitos para pets

A estrutura móvel está instalada na Divisão de Operações da Subprefeitura de...

TV CATRAIA WEB